Wednesday, November 21, 2007

Quem é vegetariano sabe:

Volta e meia aparece neguinho dizendo:
Tentei ser vegetariano.

ou:

Admiro muito vocês, vegetarianos.

ou ainda, muito comum:

Vocês que salvem os animais.!

Enfim, comecei a refletir sobre a questão e cheguei à conclusão de que só dá pra ser vegetariano se você tiver, imanente, a "vibe experimentalista". Aquele ímpeto de abrir a geladeira e misturar tudo o que você quiser, baseado em cores, texturas, formatos ou achismos e suposições. Não dá pra ser vegetariano se essa vibe não estiver em você desde sempre, porque ninguém aguentaria uma vida vegetariana sem a aventura do experimentalismo.... ia ser um marasmo verde e amorfo. Soja todo dia. Arroz e feijão todo dia. Com tofu. Blérgh. Não dá.
Então fica a dica pra quem quer se tornar vegetariano: experimente.
musica experimental, cinema experimental, namoros experimentais, religiões experimentais.. vá com calma, deixe a cozinha por último!

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ahahah. Boa dica! Eu infelizmente me enquadro nos neguinhos que dizem "Tentei ser vegetariano" e falharam. Mas eu ainda tenho esperanças! No meu caso, retornei à carne creio que principalmente por falta de organização, de não conseguir criar um cardápio eficiente, que suprisse todas as minhas necessidades nutricionais. Aí comecei a ficar fraco, mesmo comendo - com muito gosto! - tudo que havia de soja, de legumes e de frutas. Então passou a ser uma questão de sobrevivência e tive que abortar meus princípios. Os ambientes alimentares desfavoráveis e o dispêndio monetário com cápsulas e alimentos específicos e caros também me desistimularam, claro. Levando tudo isso em conta, acho que para ser vegetariano não basta ser experimental ou ter consciência. Confesso que não consigo ficar indiferente ao tratamento anti-ético dos animais, aos seus interesses inerentes, à destruição de pastos e de rios arrasados por sua exploração, e a uma alimentação precária e pouco saudável. Mas a questão é que o vegetarianismo é um luxo (para aqueles que tem paladar, paciência, organização e dinheiro), e que a carne, por mais que seja associada geralmente à gula e ao prazer - pelo menos para quem tem poder aquisitivo e, por tanto, tem outras opções de consumo -, é uma necessidade - principalmente para os famintos e os fracos. Enquanto isso for uma realidade, a adesão à luta vegetariana será bem árdua. Mas, mas, mas... eu sou otimista, de qualquer forma. Há cada vez mais conscientização, mais vegetarianos e mais opções vegans no cardápio! Vive la résistance! o/

10:14 AM  
Blogger Rafael Carvalho said...

caralho, mah.

nessa você se superou, mano. puta que pariu =)

6:55 AM  

Post a Comment

<< Home